top of page

Ícones da MPB fazem ensaio antes de protesto em Copacabana

  • Foto do escritor: Heitor Brandão
    Heitor Brandão
  • 21 de set. de 2025
  • 2 min de leitura
Djavan, Caetano, Gilberto e Chico Buarque mostram 'esquenta' para ato em Copacabana — Foto: Reprodução

Quatro dos maiores nomes da música popular brasileira protagonizaram um momento histórico na tarde deste domingo: Djavan, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque aparecem juntos em vídeo cantando "Linha do Equador", antes de participarem da manifestação contra a PEC da Blindagem em Copacabana.

 

A gravação, divulgada nas redes sociais de Djavan, mostra os compositores em clima descontraído, interpretando o clássico do cantor alagoano. O registro foi feito no hotel Windsor, em Copacabana, próximo ao local onde ocorreu o principal ato do Rio de Janeiro, marcado para as 14h no Posto 5.

 

"Vem pra rua! #semanistia", escreveu Djavan na legenda da publicação, convocando seguidores para as manifestações organizadas em pelo menos 30 cidades e 22 capitais brasileiras contra a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados na terça-feira (16).

 

O encontro representa um momento raro na música popular brasileira, reunindo quatro artistas que moldaram a cultura musical do país nas últimas décadas. Os músicos subiram no trio elétrico e, juntos, entoaram músicas que marcaram gerações e carregam forte valor simbólico de resistência.

 

As manifestações são uma resposta às aprovações da PEC da Blindagem — que oferece proteção adicional a congressistas e lideranças partidárias contra ações judiciais — e do regime de urgência para o projeto.

 

A mobilização ganhou força após as votações no Congresso e conta com o apoio de partidos e movimentos de esquerda, que organizaram 45 manifestações confirmadas nos 26 estados e no Distrito Federal. Um dos lemas adotados é "Congresso inimigo do povo".

 

O vídeo com os quatro artistas rapidamente viralizou nas redes sociais, demonstrando o engajamento de importantes figuras da cultura brasileira no debate político atual. A plateia respondeu com entusiasmo, transformando a manifestação em um grande encontro de música e política.



 
 

Em destaque

Do glitter do pop ao underground do rock ★ Press Press é notícia sem rótulos.

 

Pode mandar news, sugestão de pauta, divulgação da sua banda, trampo da gravadora, evento que você está produzindo, selo independente, fanzine alternativo, livro, qualquer arte underground que você acha que vale a pena.

A gente não promete que vai virar matéria, mas promete que vai ler.

Thanks for submitting!

PRESSPRESS ©  Todos os direitos reservados.

bottom of page