Jards Macalé morre aos 82 anos no Rio
- Olivia Lancaster

- 17 de nov. de 2025
- 1 min de leitura

O cantor e compositor Jards Macalé morreu nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, aos 82 anos, após sofrer uma parada cardíaca.
A morte do artista gerou uma onda de homenagens de nomes importantes da música brasileira. Caetano Veloso publicou um texto emocionado no Instagram lembrando a influência de Macalé em sua trajetória.“Sem Macalé não haveria ‘Transa’. Estou chorando porque ele morreu hoje. Foi meu primeiro amigo carioca da música”, escreveu.
Caetano relembrou ainda o primeiro encontro entre os dois, no início da carreira.“Fui parar na casa de Macalé. E ele tocou violão. Me encantei”, disse. A parceria resultou na ida de Macalé para Londres, onde trabalharam juntos no disco Transa.“Que a música siga mantendo a essência desse ipanemense amado”, completou. O artista encerrou a mensagem com um recado à viúva: “Beijo carinhoso para Rejane”.
Maria Bethânia também prestou homenagem. A cantora publicou fotos ao lado do amigo e escreveu:“Meu amor, meu amigo. Fará muita falta neste mundo.”
Outros músicos se manifestaram nas redes. Tim Bernardes compartilhou a canção Movimento dos Barcos em tributo ao compositor.“Muito triste e chocado com a partida de Jards. Um mestre, maluco, amigo”, disse.Djavan enviou uma mensagem breve:“Voa, Macalé! Descanse em paz.”
Jards Macalé, nascido no Rio, foi um dos nomes mais influentes da MPB, reconhecido por sua obra experimental e por colaborações com grandes artistas. Deixa a viúva, Rejane, e um legado musical que atravessa gerações.
.png)










