Dona Jacira, mãe de Emicida e Fióti, morre aos 60 anos em São Paulo
- Dante Azevedo
- 28 de jul.
- 1 min de leitura

A escritora e ativista cultural Jacira Roque de Oliveira, conhecida como Dona Jacira, morreu nesta segunda-feira (28), aos 60 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família. A causa da morte não foi divulgada.
Dona Jacira era mãe dos músicos Emicida e Evandro Fióti, e convivia com lúpus, doença inflamatória autoimune que pode afetar diferentes órgãos e tecidos. No último dia 13 de junho, ela fez uma publicação em seu perfil no Instagram, onde mencionou estar longe de casa e em recuperação, mas sob cuidados familiares.
Nascida em 25 de dezembro de 1964, na Zona Norte de São Paulo, Jacira teve quatro filhos: Emicida, Fióti, Katia e Katiane. Avó de seis netos, destacou-se também como escritora e figura atuante na cena literária periférica. Publicou em 2018 a autobiografia “Café”, além de produzir poemas, crônicas e histórias infantis.
Dona Jacira ficou conhecida pelo engajamento político, social e artístico, sendo uma das vozes mais marcantes da literatura produzida a partir das periferias urbanas brasileiras.