top of page

Dona Jacira, mãe de Emicida e Fióti, morre aos 60 anos em São Paulo

  • Foto do escritor: Dante Azevedo
    Dante Azevedo
  • 28 de jul.
  • 1 min de leitura
Emicida e Fióti com Dona Jacira

A escritora e ativista cultural Jacira Roque de Oliveira, conhecida como Dona Jacira, morreu nesta segunda-feira (28), aos 60 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família. A causa da morte não foi divulgada.

 

Dona Jacira era mãe dos músicos Emicida e Evandro Fióti, e convivia com lúpus, doença inflamatória autoimune que pode afetar diferentes órgãos e tecidos. No último dia 13 de junho, ela fez uma publicação em seu perfil no Instagram, onde mencionou estar longe de casa e em recuperação, mas sob cuidados familiares.

 

Nascida em 25 de dezembro de 1964, na Zona Norte de São Paulo, Jacira teve quatro filhos: Emicida, Fióti, Katia e Katiane. Avó de seis netos, destacou-se também como escritora e figura atuante na cena literária periférica. Publicou em 2018 a autobiografia “Café”, além de produzir poemas, crônicas e histórias infantis.

 

Dona Jacira ficou conhecida pelo engajamento político, social e artístico, sendo uma das vozes mais marcantes da literatura produzida a partir das periferias urbanas brasileiras.

 
 

Em destaque

Pode mandar news, sugestão de pauta, divulgação da sua banda, trampo da gravadora, evento que você está produzindo, selo independente, fanzine alternativo, livro, qualquer arte underground que você acha que vale a pena.

A gente não promete que vai virar matéria, mas promete que vai ler.

Thanks for submitting!

PRESSPRESS © 2025 Todos os direitos reservados.

bottom of page