Ringo Starr completa 85 anos em plena atividade com turnê nos EUA e novo álbum solo
- Dante Azevedo
- 7 de jul.
- 2 min de leitura

Ringo Starr, ex-baterista dos Beatles, completa 85 anos nesta segunda-feira (7), mantendo-se como um dos últimos representantes ativos da geração de ouro do rock dos anos 1960 e 1970. Atrás apenas de Bill Wyman, ex-baixista dos Rolling Stones, que tem 88 anos, Ringo segue em plena forma, atualmente em turnê pelos Estados Unidos com sua All-Starr Band.
Em janeiro deste ano, ele lançou seu 21º álbum solo, Look Up, uma incursão pelo country em parceria com o produtor T Bone Burnett. A turnê americana teve uma primeira etapa entre os dias 12 e 25 de junho e retorna de 10 a 25 de setembro.
A formação atual da All-Starr Band conta com músicos experientes do rock internacional: Colin Hay (Men at Work), Steve Lukather (Toto), Hamish Stuart (Average White Band), Gregg Bissonette (baterista de David Lee Roth), Warren Ham (Kansas, Toto) e Buck Johnson (Aerosmith). Desde sua criação, em 1989, mais de 70 músicos já integraram o projeto em formações rotativas.
Com 67 anos de carreira, Ringo começou como baterista da banda Rory Storm and The Hurricanes, em 1958, e entrou para os Beatles em agosto de 1962. Desde então, acumula uma trajetória solo sólida, marcada por sucessos como It Don't Come Easy, lançado em 1971, que lhe rendeu um disco de ouro nos Estados Unidos. Seu primeiro álbum solo, Sentimental Journey, saiu em março de 1970, pouco antes do fim oficial dos Beatles.
Famoso pelo bom humor e vitalidade, Ringo atribui sua longevidade no palco a um estilo de vida disciplinado. Ele pratica meditação transcendental, faz exercícios físicos regularmente, segue uma dieta vegetariana há 25 anos e está sóbrio desde 1988, junto com sua esposa, a atriz Barbara Bach, com quem é casado desde 1981.
Atualmente, o casal vive em uma mansão avaliada em US$ 14 milhões em Beverly Hills, na Califórnia. Com uma fortuna estimada em US$ 350 milhões, Ringo tem reduzido suas aparições no cinema — participou de 15 filmes ao longo da carreira — e tem se concentrado na música.
Ao lado de nomes como Phil Lesh (Grateful Dead) e Bob Dylan, ambos com 84 anos, Ringo Starr segue ativo e disposto. Como ele costuma dizer em português: “Enquanto tiver bambu, tem flecha.”