Gorillaz “viaja à Índia”, anuncia álbum e turnê; fãs já piram
- Olivia Lancaster

- 12 de set.
- 2 min de leitura

Damon Albarn e sua banda virtual, Gorillaz, anunciaram o lançamento do novo álbum, “The Mountain”, previsto para 20 de março de 2026 pelo recém-criado selo KONG, junto com uma turnê pelo Reino Unido e Irlanda. O primeiro single liberado é “The Happy Dictator”, uma parceria com a icônica dupla Sparks.
Antes mesmo do álbum sair do forno, os fãs já respiram novas sonoridades. Em quatro shows esgotados na Copper Box Arena, em Londres, que celebraram os 25 anos da banda, o público foi proibido de usar celulares, mas como sempre os detalhes vazaram rápido nas redes sociais. As novas faixas foram descritas como carregadas de influências indianas, com pitadas do Oriente Médio e da música global contemporânea.
Murdoc Niccals, Russel Hobbs, 2D e Noodle desembarcaram em Mumbai com a ajuda de quatro passaportes falsos. A ideia era largar o estrelato pop internacional e se imergir nos ritmos místicos da Índia enquanto enfrentam os altos e baixos da vida, pelo menos na ficção do Gorillaz.
O álbum é um mosaico de idiomas e culturas, com faixas em árabe, inglês, hindi, espanhol e iorubá. Entre os convidados estão Black Thought, Omar Souleyman, Asha Puthli, Asha Bhosle, Gruff Rhys, Kara Jackson, Yasiin Bey, Paul Simonon, Joe Talbot do IDLES, Johnny Marr, Trueno e Anoushka Shankar. Orquestras, cordas e vozes póstumas de lendas como Dennis Hopper, Bobby Womack e Tony Allen completam o conceito “Voices from Elsewhere”.
Jamie Hewlett assina a capa do álbum, ilustrando Murdoc, Noodle, Russel e 2D durante a viagem à Índia. A arte será lançada também como livro e coleção de impressões 12×12.
A turnê começa em Manchester, em 21 de março de 2026, e passará por Birmingham, Glasgow, Leeds, Cardiff, Nottingham, Liverpool, Belfast e Dublin, com Trueno abrindo alguns shows. Ingressos e datas completas estão disponíveis no site Gorillaz.com.
No fim das contas, Gorillaz prova mais uma vez que seu mundo virtual é mais real do que muita gente gostaria, misturando música, arte, viagem e aquela pitada de caos que só eles sabem entregar.
.png)










